Edição 130

Participação dos alunos na produção dos roteiros das histórias foi uma das grandes conquistas do Planeta Azul em 2012. É com esse espírito que a última edição do ano, nº 130, que teve como tema “Compromisso” e traz as seguintes histórias: “Gratidão, alegria e compromisso, “ Uma goleada de felicidade” e “Passeio, compras e...”. Os leitores também poderão ler sobre “Atenção, organização e beleza”, “Almoço em família”, “Multiplicando a alegria”, “Cedendo, todos ganham” e “Trabalho em equipe”. Boa leitura e até 2013!


Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 129

“Gratidão” é o tema da edição de outubro da revista Planeta Azul

Quando a turma do Planeta Azul realizou um passeio “No campo com amigos”, teve início uma série de”Brincadeira de equipe”. Enquanto alguém observava algo a distância, ouviu-se “Quem está vendo?” Responderam que, “quando existe amor”, a “Alegria em família” está assegurada, e não só isso: “Compartilhando com os amigos”, a felicidade será espalhada “Deixando tudo bonito”, mesmo que estejamos “Longe dos olhos”, mas “dentro do coração”. Descobriremos que “Ser voluntário é” participar desta corrente do bem e, “Com jeitinho, bom soninho”, vamos ter com muita alegria e gratidão. Ufa! Dez histórias na edição de outubro da revista Planeta Azul.


Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 128

“Arte e Beleza” é o tema da edição de setembro da revista Planeta Azul

Na história “Uma bela ajuda”, as ações de solidariedade, altruísmo, gratidão, atenção e cooperação são os valores que a história nos passa. A revista está recheada de outras práticas positivas, roteirizadas pelos próprios alunos. A edição de setembro, trás as histórias: “Se cuidar, não há com o que se preocupar”, “A beleza da flor”, “Festa surpresa”, “Aprendendo a cultivar amizades”, “Nosso amor é grande assim”, “Belezura em ação”, “Uma ajuda legal” e “Um ato de bondade”. Boa leitura! .

Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 127

Edição de agosto da Revista Planeta Azul fala sobre respeito e convivência

A revista Planeta Azul, nº127, do mês de agosto, aborda a questão do respeito e da convivência e publica nove histórias, sendo sete delas roteirizadas pelos próprios alunos. A edição traz histórias de escolas da capital paulista e das cidades de Santos (SP), de Macaé (RJ), de Toledo (PR), de Curitiba (PR) e de Pinhais (PR). São elas: “Respeito e convivência”, “Quem procura, acha”, “Elo de confiança”, “Quando se cuida, a beleza aflora”, “Cartinhas de carinho”, “Uma pausa para o chá”, “Meu lanchinho, nosso lanchinho”, “Harmonia na acolhida” e “Sabor do abraço”. A coordenação do Projeto Planeta Azul, responsável pela revista, já está preparando a próxima edição.

Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 126

“Solidariedade” é o tema da edição de junho da revista Planeta Azul.

Está terminando o primeiro semestre e com ele estamos nos preparando para a chegada do inverno e do frio. É hora de demonstrar a “Arte de ser solidário” sendo cuidadoso e “Acertando as diferenças”, pois “Auxiliando o novo amigo”, estaremos “Dividindo com amor” e mostrando que, “Com carinho tudo passa”.

Seguindo o exemplo de “Tão pequeninos e tão prestativos”, seremos mais solidários, praticando “Mais amor com os animais”, pois, assim, a natureza ficará ainda mais feliz.

Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 125

“Amizade em movimento” é o tema da edição de maio da revista Planeta Azul.

A edição de maio da revista Planeta Azul, irá ensinar que a “Amizade em Movimento” é uma coisa muito bacana e o quanto ela está relacionada à saúde e à sustentabilidade. A publicação conta também sobre “ Segurança, sim! Perigo, não!” e “Cuidando dos amigos” .

Os leitores terão a oportunidade ler a história “ Um elo de amor” e “... Um presente especial” . A edição também traz um relatod sobre a “Campanha Solidária”. “Das seis histórias publicadas, cinco foram roteirizadas pelos próprios alunos. Grandes talentos na arte de escrever estão sendo descobertos.”, conta o coordenador do projeto Planeta Azul. Quer conhecê-las? Clique aqui para adquirir seu exemplar.

Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 124

Nutrição é o tema da edição nº 124 da revista Planeta Azul A edição da revista Planeta Azul nº 124 traz diversas histórias interessantes e educativas para os leitores. “É bom ser bom” mostra a história de um garoto que, mesmo no leito de um hospital, se preocupou com o bem-estar de um amiguinho.

“Não vivo sem” lembra a importância da amizade e da economia da água. A alimentação saudável é abordada na história “Almoço entre amigos”. A edição também fala sobre “Estar atento“, “Um dia quente e feliz” e “Valores em ação”. São diversos exemplos que apontam para uma vida saudável e para a importância da nutrição. Boa leitura!

Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 123

“Feliz Idade” é o título da primeira revista de 2012 do Planeta Azul.
A primeira edição de 2012 da revista Planeta Azul , nº 123, tem como tema “Feliz Idade”. A publicação apresenta a nova personagem, a professora Bela, que terá a missão de ensinar a importância do belo no cotidiano da vida humana.

“Caminho do Bem”,” Arte de Compartilhar”,” Pequenas ações que fazem a diferença”, “Aprendendo a Ler, a contar e...” são as histórias que você irá ler e aprender alguns exemplos de como se tornar seres humanos melhores.

Boa leitura e feliz 2012!

Clique aqui para fazer o download da edição especial sobre alimentação

Edição especial sobre alimentação

“(...) A verdade, em matéria de saúde, está na adaptação e no respeito à Natureza (...)”.
Mokiti Okada

Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 122

Na edição nº 122 da revista Planeta Azul, o tema é a PAZ.
E não poderia ter forma melhor de encontrar a PAZ que não fosse por intermédio de BOAS MUDANÇAS, pois com elas descobrimos que SER AMIGO É estar junto. Não devemos nos
esquecer que O IMPORTANTE É PARTICIPAR, sempre dispostos a acreditar que SOMOS CAPAZES.

O leitor encontrará na publicação maneiras de buscar a paz, refletir e sempre procurar fazer novos amigos.

Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 121

Na edição nº 121 da revista Planeta Azul, o tema é Segredo da felicidade, felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria
intensa ou júbilo.

O leitor encontrará na publicação a importância do trabalho em equipe, e os valores sobre o qual a história possibilita refletir: Amizade, Gratidão, Humildade, Cooperação, Harmonia, Solidariedade, Amor, Respeito e Felicidade.

Clique aqui para fazer o download do ponto de apoio

Edição 120

Na edição nº 120 da revista Planeta Azul, o tema é Cooperação e  fala de como trabalhar com outro(s)’, ou seja atuar, juntamente com outros, para um mesmo
fim; contribuir com trabalho, esforço, auxilio.

O leitor encontrará na publicação maneiras de se trabalhar com as crianças no sentido de relembrar a importância de jogar o lixo no lixo, conservar o patrimônio público, conscientizar sobre a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, lições para se tornar seres humanos melhores cuidando da vida e do planeta.

 

Edição 119

Na edição nº 119 da revista Planeta Azul, o tema é Responsabilidade e  fala de como amparar  aqueles que necessitam de calor humano, e também de agasalhos, cobertores, roupas etc.

O leitor encontrará na publicação uma história sobre a ”Natureza”, os sinais que ela envia e as oportunidades para se tornar seres humanos melhores em “Fazendo o bem, todos ficam bem”, “Patrocínio responsável”, “Consumo consciente”  e ” Cuidando da Vida e do Planeta”.

Edição 118

A edição nº 118 da revista Planeta Azul tem uma homenagem às escolas, aos professores, aos alunos, aos familiares e, principalmente, aos voluntários da Fundação Mokiti Okada, que foram importantes na elaboração da trajetória do Projeto em Toledo, no Paraná.

O Cantinho do Leitor, desta vez, está diferente. Nele, foi publicado o poema escrito por uma aluna da cidade e as fotos dos alunos protagonistas das histórias dessa edição. Com eles, o Projeto Planeta Azul homenageia e manifesta sua gratidão a todos os patrocinadores que, ao longo desses anos, colaboraram e continuam colaborando com o investimento financeiro. Graças a eles, muitas histórias de vida foram modificadas.

Edição 117

A edição nº 117 da revista Planeta Azul traz uma homenagem a Bahia, especialmente aos alunos das escolas de Salvador. Desde o ano passado, numa parceria entre a Fundação Mokiti Okada e a Prefeitura, eles conheceram a Turma do Planeta Azul e escreveram um capítulo muito especial na história do projeto.

Nesta edição, os alunos receberão a visita de dois amigos da Turma do Planeta Azul, e deles receberão o exemplar especial com uma história de cada escola.

O Planeta Azul parabeniza os gestores, os professores, os funcionários das escolas, os alunos e os familiares pela homenagem que recebem da equipe.

Edição 116

“Ordem do Dia”, ”Levando Alegria” e “Cultivando as boas ações” são algumas das histórias publicadas na edição 116 da revista Planeta Azul, da Fundação Mokiti Okada.

Nela, você também encontrará a história ”Educando para Sustentabilidade – A semeadura” e conhecerá detalhes especiais de cada “Família” no “Querido Diário”.

A edição também apresenta a importância da ordem na rotina diária, na natureza, em nossa vida.

Leia e aprenda com os nossos amigos do Planeta Azul.

Edição 115

A 1ª edição da revista do Planeta Azul de 2011 chegou trazendo a Natureza como a grande mestra desse ano. Serão repassadas informações sobre as suas leis e a relação delas com a felicidade de cada um de nós.

Outra novidade é o “Educando para a Sustentabilidade”, uma proposta divertida em que a horta vira sala de aula. Em cada edição será falado um pouco sobre essa iniciativa.

Nas histórias “Em harmonia com a natureza” e “Limpeza, claridade e flor”, os leitores irão descobrir o que a relação do cuidado com a natureza e as pessoas têm a ver com a Harmonia.
O “Querido Diário “ continua e traz “Carta para o Planeta Azul” cheia de emoção da mãe de um garoto que foi homenageado por ter sido protagonista de uma história da nossa revista. E as homenagens não param por aí, vamos saber um pouco mais sobre “O patrono da escola”.

“Pequenas mudanças e grandes resultados” é outra história que está na revista de março. Leia, participe e aguarde.

Novas surpresas para esse ano!

Edição 114

Com a chegada do fim do ano, o Planeta Azul publica sua última edição de 2010, homenageando o CEMES – Centro Educacional Messiânico, no Rio de Janeiro. As histórias relatam experiências vivenciadas na escola. Também contam como se desenvolvem as “Atividades Permanentes”, como aplicá-los no  dia a dia como recursos para a formação de alunos participativos e conscientes, que respeitam as Leis na natureza e o seu semelhante, contribuindo para uma “Cultura da paz”.

“Do meu coração para você”, “Em harmonia com a natureza” e “Exercitando  a cidadania” são algumas das histórias que relata um pouco do cotidiano do CEMES, no qual aplica aquilo que acredita ser fundamental para formação integral de seus alunos tornando-os vencedores.

Boas festas e até 2011.

   
Edição 113

Este mês, o tema da nossa revista é “Mudando a história” e foi assim que uma turminha de uma escola de Várzea Grande, no Mato Grosso, conseguiu grandes mudanças. Por isso, o nosso “Querido Diário” do mês conta exatamente como tudo mudou.

Uma classe de 1º ano, em São Paulo, está “Mantendo tudo em ordem”. Vamos descobrir o que ela vem fazendo para isso acontecer. Nessa edição, você também irá ler a respeito de  uma turma de 4ª série , de São Paulo, que vivenciou e roteirizou uma história. Fique sabendo como lendo “O Planeta Agradece”.

Já no CEMES, no Rio de Janeiro, “Um grande amigo” da turma Itália (5º ano) continua praticando suas ações altruístas com os amigos. Ah, este roteiro foi feito pela própria turma! “Alegrando o dia” de outras pessoas é o que uma turma de 3ª série de Guaraqueçaba, no Paraná, vem praticando em seu dia a dia. Os alunos também foram os roteiristas desta história!

E, para encerrar, vamos conhecer como uma aluna de uma escola, também de Guaraqueçaba, ajudou na “Fuga das Galinhas”.

Bom mês e até a próxima!

Edição 112

A revista Planeta Azul aborda na edição desse mês o tema “União” e neste clima, nossos alunos se uniram e se tornaram roteiristas de três histórias. “ A grande jogada” é uma delas e foi elaborada por uma turma de 4º ano de Toledo, no Paraná.
Já na história, “A nascente”, o roteiro de uma turma de 3º ano, também de Toledo, vai nos contar como a natureza pode nos ensinar, até mesmo em relação às boas ações.

Outra demonstração de união foi por parte de três alunas do CEMES, nossa escola no Rio de Janeiro. Elas nos mostraram como vêm “Fazendo amizade”.

De São Paulo, uma aluna muito “Prestativa e cuidadosa” ajudou sua mãe em um pequeno acidente doméstico, vamos descobrir juntos como tudo aconteceu.

E, para encerrar, vamos conhecer, no “Querido Diário” deste mês, o que aconteceu com uma turma de 4º ano de Salvador “ A Caminho da escola”. Ah, eles também foram os roteiristas.

Parabéns!

Participe você também e mande sua história!

Bom mês!

Edição 111

Olá amiguinhos, na edição desse mês da revista Planeta Azul vamos conhecer a história de uma turma em São Paulo que organizou uma recepção especial para uma nova aluna em “A importância da convivência”.

A “Ginástica Solidária” conta como, na Bahia, um garoto ajudou um funcionário de um supermercado a realizar seu trabalho. Um exemplo de boa atitude!

E, por falar em solidariedade, uma escola em Curitiba realiza o Dia da Torta, sempre que precisam de melhorias na escola. Dessa vez, deram um show com “A torta que aquece”.
Outra boa ação que iremos contar partiu de um aluno de Guaraqueçaba, que preocupado com a dedicação excessiva de sua tia ao trabalho serviu para que a própria turma escrevesse o roteiro “Horário das Refeições”.

E outro aluno se ofereceu para enviar por e-mail o texto que haviam escritos, pois o computador da professora estava quebrado. “Querido diário- Nosso primeiro roteiro” nos conta como isso aconteceu.

Boa leitura e bom retorno às aulas!

Edição 110

Em ritmo de Copa do Mundo, a edição desse mês da revista Planeta Azul continua “Fazendo história” rumo à construção de um mundo melhor.

Um exemplo é a história “Trem do Bem” da turminha do IDAV- Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga, em São Paulo, com a prática de pequenas ações altruístas e bons sentimentos.

A edição também tem “Semeando a paz” que relata a experiência dos alunos de Salvador na Bahia com a prática da Campanha do Obrigado. Você também irá conferir uma forma de alegrar a todos em “A flor que alegra, muda”. E que tal surpreender alguém que você gosta muito? Em “Acordando com uma surpresa” é possível conferir como uma aluna da EM Carlos Murion de Salvador preparou uma surpresa para sua avó.

“Querido diário” desse mês apresenta a história de um grupo de bolivianos que fez “Uma visita especial” às turmas EE Chácara das Corujas, em São Paulo.

Boa leitura e boas férias!

Edição 109

No mês em que é comemorado o Dia das Mães, a equipe do Planeta Azul publicou na revista de maio a história “Quando eu crescer”, no qual relata experiência de dois alunos do CEMES, no Rio de Janeiro, que contam a escolha de suas profissões para o futuro e qual a influência da família em nossas vidas.

Com a turminha de Toledo, no Paraná, os leitores irão aprender como é preciso “Estar atento e prestativo”. Esta história foi roteirizada pelos próprios alunos do 4º ano da EM Carlos João Treis.  Parabéns ao grupo!
Os alunos do 3º ano da EM Tancredo Neves, também de Toledo, fizeram o roteiro e vivenciaram a história “Sabor da bondade”.

Os alunos do CEMES realizaram uma aula passeio a um zoológico e aprenderam muitas coisas interessantes sobre os animais.

Na revista deste mês, você irá encontrar a história de um aluno de Limeira da EMEIEF Prof. José Paulino Araújo, São Paulo, que conta sobre como ele faz para ajudar o pai, em “Cuidando do solo”.

E para finalizar, no “Querido Diário”, você irá ler uma verdadeira “Lição de responsabilidade” de um aluno de Toledo da EM Henrique Brod.

Um bom mês para todos!

 

Edição 108

“Ouvindo histórias” é o tema da nossa edição deste mês da revista Planeta Azul. Nela vamos conhecer histórias que deixaram recordações e aprendizados! A primeira é de um aluno de Toledo, que aprendeu a importância de nossos “Padrinhos”.

Outro aluno da mesma cidade, conta uma experiência vivenciada na sua escola que deixou um amigo muito feliz. Saiba como lendo “A Partilha”.
Na história “Um novo amigo!”, um aluno de São Paulo, em um jogo de futebol, praticou uma boa ação e ganhou um novo amigo.

Também em São Paulo, a turminha de uma escola nos relatou algumas práticas que eles vêm fazendo, dentre elas, superar o ciúme que existe entre irmãos. Vamos conhecer de que maneira em “Querido diário – superando o ciúme”.

Esta edição traz também uma linda história sobre Guaraqueçaba, no Paraná, relatada pelos nossos amiguinhos da EM Antônio Barbosa Pinto com relação as suas práticas diárias. Tudo isso em “A arte que alegra e eleva”.

Boa leitura!

Edição 107

Era uma vez... é o tema da primeira edição de 2010 da revista Planeta Azul. Nesse mês, vamos refletir sobre as nossas origens e perceber a influência da família em nossas vidas desde o time que escolhemos para torcer até mesmo a profissão que queremos.

Também vamos saber como uma amiguinha, em Toledo, tem feito muitas pessoas felizes com suas boas ações na história: “Querido Diário – Superando o ciúme”.

Vamos conhecer em “Alguém ficou feliz”, um jovem muito prestativo e atencioso que ajudou uma senhora deixando alguém muito feliz. Saiba quem lendo essa história.

A revista traz: “Ação entre amigos”, “Sempre alerta” e “A chuva que assusta, também faz bem”

Até a próxima edição!

   
Edição 106

Na última edição de 2009 da Revista Planeta Azul, o tema é “Pelo mundo afora”. A história, “Pelo mundo afora com pequenas ações altruístas”, fala sobre uma jovem que, antes de viajar, fez uma visita à sua querida avó.

Também você conhecerá em “Leitura que brilha!”, a mudança que uma turma do Rio de Janeiro teve desde o início do projeto.

Em “Querido diário - Ajudantes do bem!”, conta como alunos no Rio de Janeiro estão ajudando todos os dias uma amiguinha mais que especial.

Na história “Agradando com criatividade!”, os alunos de Salvador prepararam uma linda surpresa para comemorar o aniversário de sua professora.

E para finalizar, uma escola em Limeira, no interior de São Paulo, confeccionou “O caderno altruísta”. Nele, os alunos registram ações altruístas que praticaram.

Boa leitura!

E até o ano que vem!

Edição 105

Olá amiguinhos,

Na edição deste mês, nosso tema “Padrões e Modelos” mostra que, assim como as criança são as sementes de um futuro melhor, uma grande felicidade também pode ser gerada a partir de pequenas ações altruístas.

Você também conhecerá a história de uma mãe que, com pequenas atitudes em sua casa, conseguiu uma grande mudança em “Padrões e Modelos”.

Outra história dessa edição é sobre um aluno de São Paulo nos contou como participou, perto de sua casa, de uma “Campanha Solidária por um Mundo Melhor”. E no “Querido Diário” uma professora promove mudanças em sua turma com muitas gotas de amor.

Também você descobrirá, em “Um Sonho Saudável”, a importância de uma boa alimentação e sobre a importância de ficar atento às pessoas a nossa volta, em “Uma viagem mais feliz”.

Boa leitura!

Edição 104

Ter atitudes em prol do próximo e ser bom exemplo pode nos tornar heróis. Prova disso, são os alunos de uma escola em São Paulo, que se tornaram heróis praticando boas ações e, ainda, foram entrevistados por uma equipe da TV Cultura. Leia mais na história “Somos heróis”.

Na história “A Voz do Coração”, a Turma do Planeta Azul esteve na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e presenciou como dois amigos, um com deficiência auditiva e outro que só fala francês, conseguem comunicar perfeitamente.

No “Querido Diário – Segredos de um Diário”, contamos a história de um aluno de São Paulo que precisou fazer uma cirurgia e recebeu uma visita muito especial!
E para finalizar a edição desse mês, vamos contar como uma turminha em Toledo, no Paraná, preparou uma linda surpresa para a sua professora ao retornar de férias.

 

Edição 103

“Coisas do Povo” é o tema da nossa revista de agosto. Vamos contar uma linda história que nosso amigo de Toledo, no Paraná, nos contou sobre a D. Valesca, uma senhora que é sua vizinha e que faz grande diferença na sua comunidade.

A turma do Planeta Azul também teve uma experiência muito emocionante na Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Veja no “Querido Diário” como foi nossa chegada nesse local.
Em “Plantando Valores”, uma turma passou a desenvolver atividades sobre valores humanos com alunos da educação infantil, carinhosamente chamadas de Projeto Planetinha.
Leia também nessa edição “Tudo ficou bom, tudo ficou bem” e “Um lanche especial”.

Boa leitura! Boa volta às aulas!

Edição 102

Nesta edição, vamos conhecer as histórias do pai de um amiguinho do Planeta Azul, lá de Toledo, no Paraná. Ele tem uma profissão muito importante, pois, dirigindo seu caminhão, colabora para que produtos cheguem em todas as partes do Brasil.
Na história “Que bom que está de volta”, fala sobre um aluno que se contundiu numa partida de futebol e ficou muitos dias sem ir à escola. Quando voltou....

Na série Querido Diário, vamos conhecer uma “Aula Passeio” realizada pela turma do CEMES, nossa escola lá no Rio de Janeiro. Na edição deste mês, também tem a história “Fazer um amigo feliz” e “Observando as qualidades”.

Boa leitura e até agosto!

Edição 101

Quem não tem uma data que já marcou a sua vida? Pois, o tema desta edição é DATAS QUE MARCAM. Vamos lembrar momentos que deixaram recordações.

ALEGRAR A VIDA conta como o simples ato de distribuir flores pode alegrar a vida de uma ou várias pessoas. A Flora tem esse costume e você também pode fazer isso.
Outra história, UM OBRIGADO VALE MAIS QUE OURO,  a Flora praticou uma boa ação, carregando as sacolas da amiga de sua mãe e recebeu um lindo obrigado.

Você também irá ler a história QUERIDO DIÁRIO- GRAVIDEZ DA MAMÃE  e O OTIMISMO E A LUZ DO SOL.

Boa leitura e até o próximo mês.

Edição 100

A Revista Planeta Azul chega ao seu número 100. Várias histórias, experiências e emoções ocorrem ao longo desse tempo. Nessa edição, na história “Nomes”, vamos pesquisar a origem, o significado e o motivo da escolha de nossos nomes e descobrir um pouco mais sobre nós.

Outro assunto abordado será sobre a questão de nos sentirmos desmotivados e enfraquecidos. Em “Crer para Ser”, vamos aprender uma forma de superar isso.

Tem também a história “Meu pai”, no qual fala que muitas vezes não compreendemos certas posturas de algumas pessoas, mas, na verdade, elas querem o melhor para nós.
E para quem gosta de escrever, a história “Querido diário” conta a experiência de quem registra tudo que é feito durante o seu dia.

E em “Cuidado com os pequenos” vamos aprender que nossa história está sempre relacionada com outras pessoas.

Edição 99

Na primeira edição de 2009, vamos pesquisar “Nossas Origens”, desvendar um pouco mais sobre nosso passado. Também vamos falar sobre “O Segredo para Ser Feliz”. A revista também traz uma história sobre “Refeição Especial” e “É bom para você, é bom para todos”. Para finalizar, contaremos a história “ A Grande Jogada”.

Bom mês!